Metodologia
Problema Social
Garantir o desenvolvimento adequado das crianças e dos jovens é da responsabilidade do Estado e da sociedade, segundo a Constituição da República Portuguesa. É o próprio Estado Português que reconhece a ineficácia e insuficiência das respostas tradicionais existentes, não resolvendo eficazmente o problema, perpetuando o impacto negativo a que estas populações estão sujeitas e consequentemente as implicações e custos que esta situação tem para a sociedade e para o Estado.
Crianças sinalizadas
por risco ou perigo1
Crianças e jovens institucionalizados2
Crianças e jovens detidos3
Total de crianças e jovens
Custo social ao longo da vida de um jovem institucionalizado4
A necessidade de intervenção junto desta população é uma necessidade crescente que não se verifica na medida necessária. Os programas de intervenção para crianças e jovens em acolhimento residencial podem contribuir para a redução e prevenção dos problemas recorrentes desta população e para o desenvolvimento de adultos saudáveis e bem integrados na sociedade.
Problema
Milhares de crianças e jovens em Portugal sujeitas a situações adversas e traumáticas com fraco acesso a soluções integradas que providenciem o devido suporte emocional.
Eventos Traumáticos
Falta de Apoio Emocional
Desafio psicológico e custo social
Problemas de comportamento e desintegração social
Impacto:
Depressão e frustração
Dependência
Delinquência
Ciclos de violência e negligência
Custo Social
Solução
Promover a criação de referências positivas entre jovens e técnicos de saúde mental/surf, a fim de promover capacidades reguladoras e contribuir para o desenvolvimento saudável.
Atividade estimulante e desafiante
Técnicos formados e/ou especializados
Criação de vínculos significativos
Integração social e quebra de ciclos de violência e trauma
Impacto:
Desenvolvimento positivo da identidade
Adoção de padrões de comportamento saudável
Resiliência e quebra dos ciclos de violência/trauma
Sustentabilidade emocional
Autonomia
Modelo Acção Reflexão~
A intervenção da WAVE BY WAVE baseia-se no MAR – Modelo Acção-Reflexão, fundamentado em 3 blocos que se complementam e potenciam mutuamente
Princípios fundamentais de um setting terapêutico
Na prática, migramos para a praia os princípios fundamentais de um setting terapêutico em grupo, baseados na consistência, continuidade e previsibilidade das sessões.
As sessões acontecem sempre no mesmo dia, à mesma hora, no mesmo local, com o mesmo grupo de jovens e adultos, ao longo de um ciclo.
Ao controlar estas variáveis, estamos a realçar que as variáveis que vão ser trabalhadas são aquelas trazidas pelos jovens, promovendo o sentido de pertença e segurança.
Equipa Multidisciplinar em Acção-Reflexão
Existem momentos de reflexão prévios e pós sessão, bem como uma reunião semanal de equipa para discussão de casos, conduzidas por uma equipa de supervisão clínica, fundamental para renovar a esperança, dada a complexidade do trabalho desenvolvido. O MAR – Modelo Acção Reflexão, fundamenta-se na ideia circular de que todas as ações, pensadas previamente, depois sujeitas a uma reflexão posterior, conduzem a um processo de crescimento que impactará de forma construtiva as ações e atitudes terapêuticas da equipa técnica - multidisciplinar em surf e saúde mental.
O Mar e o Surf como mediadores terapêuticos
O Mar e o Surf aliam-se para proporcionar uma multiplicidade de experiências, desafiantes e reparadoras, ao longo das nossas sessões. De facto, têm-se multiplicado as investigações recentes acerca dos benefícios do contacto com o mar para o ser humano, confirmando aquilo que testemunhamos desde 2017, ao nível da regulação física, emocional, relaxamento e estimulação sensório- motora. O mar é um poderoso aliado, facilitando a criação de vínculos de referência positivos, que é um dos eixos sobre o qual os jovens se transformam, e o Surf, como actividade de risco controlado, permite retirar os jovens da sua zona de conforto, trazendo ao de cima as emoções que irão ser trabalhadas ao longo de cada intervenção.
- O Mar e o Surf retiram os jovens da sua zona de conforto criando uma oportunidade de vínculo entre o adulto e a criança/jovem.
- O Mar e o Surf expõem aquilo que as crianças trazem, facilitando o trabalho terapêutico.
- O Mar e o Surf são frequentemente usados como metáforas para a vida.
- O Mar e o Surf fazem parte de um life style positivo e saudável funcionando como agentes de re-caracterização positiva para os jovens.
Assente nesta resposta de campo, baseia-se a relação com a instituição acolhimento e/ou encarregado de educação: articulação em proximidade e reunião bi-anual.
Esta relação é absolutamente fundamental para a implementação do trabalho terapêutico que procuramos realizar junto dos jovens. Encaramo-nos, simbolicamente, como uma extensão do trabalho que, todos os dias, estas equipas educativas e/ou encarregados de educação levam a cabo, permitindo fazer um trabalho em rede onde acreditamos estar também um dos nossos principais elementos diferenciadores.
Triângulo de intervenção
Resposta surf therapy
Cada criança beneficia de um “ciclo anual”, participando numa intervenção ao longo do período lectivo e de um campo de Verão. A junção destas respostas compõe a resposta de maior relevância da Wave by Wave.
Relação com Instituição
Para além das reuniões inicias e finais de ano, existe uma articulação corrente com as equipas educativas das casas ou escolas, de forma a reflectir e pensar conjuntamente sobre as necessidades específicas e estratégias para melhor impactar o projecto de vida de cada jovem. Este eixo de intervenção garante que as experiências vividas em campo e reflexões que daí advêm, possam ser postas ao serviço do jovem e do seu projecto de vida, complementando a visão integral necessária ao seu desenvolvimento saudável.
Meio natural de vida
Uma das áreas que nos distingue como projecto é o apoio nas crises emocionais dos jovens, fora do contexto Wave by Wave, bem como uma rede de suporte que promove e/ou facilita processos no percurso de cada jovem. Dada a força de muitas das relações que os jovens estabelecem com os adultos da Wave by Wave, e em complemento às equipas técnicas da Casas de Acolhimento, temos desenvolvido e operacionalizado a nossa presença na vida das crianças.
Objectivos
Redução dos problemas de comportamento
(Principal desafio diagnosticado nas populações em acolhimento residencial) – avaliação de impacto longitudinal sobre as mudanças de comportamentos disruptivos e de risco observados.
Melhoria na capacidade de regulação emocional e promoção de comportamentos pro-sociais
Promoção de indicadores específicos como a autonomia, resiliência, identidade, auto estima, através de reforços positivos e limites organizadores.
Redução de índices de ansiedade e depressão
Ligação a uma atividade desafiadora que capacita e promove indicadores que se refletem posteriormente na esperança de um retorno aos processos de desenvolvimento saudável.
Progressiva inserção social
Combatendo a discriminação e promovendo a sua cidadania activa, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Sensibilização para a questão da defesa dos Oceanos
Promoção de valores ambientais e de sustentabilidade ecológica.
Os nossos
surf therapists
Referências
1. Relatório de Avaliação da Atividade – 2020 Comissões de Proteção de Crianças e Jovens
2. Relatório CASA 2020 Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens: Instituto da Segurança Social
3. DGRSP – Relatório Estatístico Anual 2018: Assessoria Técnica à Tomada de Decisão Judicial (Relatórios e Audições) e Execução de Penas e Medidas nas áreas Penal e Tutelar Educativa
4. https://www.sharedjustice.org/most-recent/2017/3/30/aging-out-of-foster-care-18-and-on-your-own